quarta-feira, 11 de maio de 2011

Algumas declarações - 2

 
Acabo de ler seu livro.

 Certamente, Uma Jornada no Tempo foi um dos melhores livros que já li. 

Essa sua obra magistral  é não somente uma história de vida, como também uma grande lição de vida.

Você,  dono de uma narrativa cativante e dotado de uma rara sensibilidade -  enfim,  detentor de uma alma iluminada por Deus - traduz nesse seu livro de um  conteúdo expressivo toda a força de um grande pensamento que nos leva a refletir sobre os aspectos maiores e mais relevantes da natureza humana e,  notadamente, daquilo de maravilhoso que nos reveste e transcende à matéria. 

Além do mais,  você relata com  honestidade e franqueza absolutas toda a sua luta em defesa das sempre discriminadas e massacradas populações indígenas, bem como os bastidores de uma política quase sempre desonesta, suja   e cruel, a qual, aliás,  corajosamente enfrentou,  e que tem por finalidade – e não somente aqui no Brasil -  criminosamente exterminá-las da face do planeta.

Autores como você precisam ser prestigiados, dando-se-lhes a voz,  permitindo cada vez mais usarem a força gigantesca da sua pena! Enfim, concedendo-lhes  tudo o que  necessitarem para exprimir as suas idéias - para que essas idéias urgentemente necessárias,  possam se espalhar nas mentes e sensibilizar os corações - para alertar uma humanidade, enfim  -  na sua grande maioria descrente e alienada - de que aspectos maiores e mais relevantes realmente existem;  escondem-se por trás de todos os fatos e dos eventos que nos cercam.  

Aguardamos ansiosamente, então, uma novo trabalho seu. 

Com um sincero abraço do seu leitor:

SÉRGIO O. RUSSO
Historiador, escritor e pesquisador do Gênero Realismo Fantástico


____________________________________________________


Caro irmão Tsiipré,

Em primeiro lugar gostaria de dizer que foi um imenso prazer conhecer o autor do livro que me botou em contato com a sabedoria ancestral de nossos irmãos vermelhos do norte e do sul. "Uma jornada no tempo" me fez viajar através dos relatos genuínos de sua jornada, eu senti cada emoção narrada, visitei cada lugar junto com você. A cada página tinha recordações vívidas das minhas vidas nas planícies, da terra que um dia pisei, do povo do qual fiz parte...

O mais importante é saber que você trilhou a jornada mais difícil de ser empreendida pelo ser humano, a jornada com dois palmos de comprimento, mas que muitos demoram muitos anos, ou até muitas vidas para percorrerem, o caminho da mente para o coração. Você escutou seu coração Tsiipré, e ele falou tão alto que não havia dúvidas. Esse seu livro me encorajou a seguir seu exemplo sem receios. Hoje eu sei, graças a seu livro, que a felicidade e a plenitude, estão não no destino de nossa caminhada, de nossa vida. A felicidade e a plenitude são o próprio caminho, quando estamos conectados com nosso interior.

Obrigado meu irmão, por seu exemplo de simplicidade, perseverança e dignidade. Obrigado, guerreiro da luz, por compartilhar conosco suas experiências e nos dar a oportunidade de crescer espiritualmente. Obrigado por cada floco de tabaco rezado e queimado no fornilho de sua Chanupa, nessa cerimônia tão pura e tão profunda.

Eu rezo para que o grande espírito escute tuas preces mais íntimas. Rezo para que sigas nesse caminho de despertar consciências de nossos irmãos que ainda dormem o sono da ignorância. Rezo para que percebas a importância da tua missão, como um ancião vermelho em um corpo branco, pois, as profecias já diziam que os anciões vermelhos voltariam em corpos de brancos, para transmitir esse amor profundo do índio pela Terra e por todos os seres, seus irmãos.

Quero te dizer que tens um irmão com quem podes contar. Com muita gratidão, honrado pela nossa relação, me despeço certo que meu sangue é o seu sangue.

A paz começa comigo.
Aho Mitakuye Oyasin,
André Jensen Neto.

____________________________________________


Ola Tsiipré !

Quero lhe dizer que foi uma pena ter que terminar de ler o seu livro.
Que chato... prorroguei o máximo possível mas terminei hoje pela manhã, em voz alta, partilhando com meu esposo o discurso do chefe Seattle. 
Uma Jornada no Tempo me fez ótima companhia por alguns dias, me trouxe de volta minhas esperanças e certezas na vida presente e na por vir. Ao longo da leitura foi pra mim também uma jornada, uma jornada prazerosa em que, através de suas histórias, pude viajar no tempo e no espaço das minhas próprias histórias.
Enfim, amei seu livro, e o tempo que passei lendo o mesmo me fez muito bem!


Algumas curiosidades:

Meu filho se chama Filipe, minha filha se chama Daiana, morei nos EUA por uns bons anos em Washington DC – Maryland, visitei várias vezes o museu American History - tenho algumas fotos das cenas indigenas que você descreve na sua narativa.

Fiz terapia com Roz Irene em 94/95 em Campo Grande – RJ. Visitei a reserva indígena de Angra em 94. Um grande abraço e muito obrigada por partilhar sua vida conosco.
                                
Dica Dias


____________________________________________





Olá Tsiipré!
Teu livro chegou a mim por inspiração do Divino, aliás como acontece tudo em minha vida, ou melhor na vida de todos nós.
Andava pelas ruas,bem mexida emocionalmente, e a primeira coisa que realmente fixei olhar, foi um exemplar de "Uma jornada no templo". Não li absolutamente nada, como faço antes de adquirir um livro,nem prefácio, nem orelha, nada. Simplesmente senti que era para mim, naquela momento.
Acabo de ler , nesse instante, e quero te agradecer por sua generosidade em compartilhar com o mundo tua caminhada. Como é bom escutar dos irmãos ... me faz sentir parte de algo, ler te e saber que não estou só no mundo da busca pelo crescimento e evolução espiritual.
Fico com curiosidades e ganas de saber mais de seus passos, do Projeto no Araguaia, de seus movimentos de aprendizagem... enfim, me sinto próxima e intima. Talvez por dividir muito das crenças e caminhos.
No mais... luz, força e sabedoria em cada passo.
paz e bem, Joanna Franco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário